Entenda os tipos e a importância de um seguro de vida

O termo “seguro de vida” não é algo tão incomum de ser escutado ou até mesmo discutido de tempos em tempos. No entanto, poucas pessoas realmente sabem o que ele significa na prática e como, ou quando, pode ser usado.

Por falta de interesse em procurar mais informações sobre o assunto, algumas pessoas acreditam que esse tipo de seguro só é usado quando uma fatalidade acontece. E, por isso, evitam tocar no assunto.

No entanto, como você verá neste conteúdo, esse tipo de seguro vai muito além disso e foi feito para proteger o segurado e sua família. Para saber mais sobre esse importante assunto, os benefícios do seguro e muito mais, continue com a leitura até o final!

O que é seguro de vida?

A melhor forma de explicar o que é o seguro de vida é falar de forma direta e clara. Trata-se de um contrato entre uma pessoa e uma seguradora. Esse contrato tem como principal objetivo garantir a proteção financeira e econômica do segurado, ou seja, da pessoa que contratou esse serviço, e de seus beneficiados.

Na maioria das vezes os beneficiários são os familiares de primeiro grau do segurado. No entanto, não existe uma regra para isso. A pessoa que contratou o seguro pode escolher livremente quem serão seus beneficiários. Também existe a possibilidade de trocar as pessoas que irão receber os benefícios do seguros, caso seja necessário.

Quando se fala de seguro de vida, as pessoas logo associam à morte. É verdade que essa é uma das situações em que ele é mais usado. Contudo, o seguro também pode ser acionado em casos de acidentes, doenças, entre outros. Isso depende das apólices e coberturas contratadas.

Tipos de seguro de vida

Existem, de modo geral, três tipos de seguros. O seguro por tempo, por exemplo, garante que o capital contratado vá para os beneficiários do segurado por um determinado tempo, mas somente em caso de falecimento do contratante do seguro.

O seguro dotal garante um valor ainda em vida para os beneficiários. Ou seja, não está relacionado com morte, mas sim com outros casos como doenças graves, invalidez, entre outros. 

Por último, temos o seguro ordinário. Este pode ser aplicado durante toda a vida do contratante, sem ter uma “data de validade”.

Como esse seguro funciona

Como já deve ter ficado claro até aqui, o seguro serve para dar uma proteção para o segurado ou para seus beneficiários. E mais uma vez reforçamos que a proteção não é só em caso de morte. 

Dependendo da cobertura escolhida, o seguro pode ser acionado em casos de afastamento temporário de trabalho, doenças graves, internação hospitalar, invalidez, entre outros. Ou seja, em alguns casos, o próprio contratante pode se beneficiar do seguro.

Em casos em que o segurado faleceu e não deixou claro quem são seus beneficiários, o seguro vai para os seus herdeiros legítimos. 

Cada seguradora oferece planos e apólices próprias. Por isso, o valor pago para poder usufruir dos benefícios do seguro dependem das coberturas escolhidas e também da seguradora em questão.

Benefícios de ter um seguro de vida

O seguro de vida pode ser contratado por qualquer pessoa desde que essa tenha 18 anos ou mais. E não deve ser pensado apenas por pessoas mais velhas, ou que estejam passando por alguma doença ou exerçam alguma profissão perigosa.

Este seguro é conhecido por oferecer mais confiança para uma vida tranquila e com estabilidade financeira. Mas, os benefícios de contar com esse seguro não param por aí!  

O planejamento familiar torna-se mais preciso. Isso porque, caso algo aconteça com o provedor da família e ele tenha um seguro de vida, seus dependentes podem contar com o respaldo que a cobertura do seguro oferece. 

O segurado também não fica desamparado. Caso precise se afastar do trabalho, por exemplo, o seguro garante que ele receba uma renda mensalmente.

Caso o segurado seja diagnosticado com alguma doença grave, como câncer, AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto ou outros, ele também tem direito a receber uma indenização. 

Existem diversos tipos de seguro de vida, com as mais variadas coberturas. Também é válido lembrar que os seguros podem ser personalizados. Dessa forma, o custo benefício vale muito a pena.

Caso a indenização seja recebida, é obrigatório que ela conste na Declaração de Imposto. No entanto, não haverá desconto em cima desse valor. 

Como contratar um seguro de vida

Para contratar um seguro de vida é preciso entrar em contato com uma seguradora ou corretora especializada, como é o caso da Santiago Seguros!

A Santiago oferece diversos tipos de seguro, inclusive o de vida. É possível fazer toda a cotação e a contratação do seguro de forma online, garantindo mais conforto e agilidade. 

Para saber mais como contratar esse serviço, converse com nossos especialistas e tenha a tranquilidade de saber que seu seguro está em boas mãos! 

Leia mais

seguro de vida blog santiago seguros família brincando ao ar livre

Entenda os tipos e a importância de um seguro de vida