O mercado de seguros está em ascensão em 2025

O mercado de seguros no Brasil tem apresentado uma crescente considerável desde o ano de 2024. Como será possível ver neste conteúdo, até mesmo alguns fenômenos e desastres naturais colaboraram para que mais pessoas se interessassem pela contratação de seguros.

E, de acordo com a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), o ano de 2025 promete ser ainda mais movimentado para esse setor. Falamos mais sobre as expectativas para esse ano no decorrer do texto.

Então, se você quer saber mais sobre o mundo dos seguros, como eles impactam até mesmo no PIB (Produto Interno Bruto) do país e ainda entender como o comportamento do consumidor mudou durante o tempo, continue lendo este conteúdo até o final!

Dados do mercado de seguros em 2024

Também de acordo com os dados divulgados pela Confederação Nacional das Seguradoras, estes em dezembro de 2024, o mercado de seguros reforçou o seu importante papel na economia brasileira ao manter um bom ritmo de expansão nos primeiros 9 meses daquele ano.

Durante o período em que os dados foram coletados, a procura por seguros apresentou um aumento de 13,0%. O que representa uma movimentação de cerca de R$ 556,9 bilhões. Já o setor, em termos de benefícios, indenizações, resgates, entre outros, desembolsou mais de R$ 376,7 bilhões, o que representa um aumento de 7,9% em relação ao mesmo período de 2023.

Com esses dados, é possível observar que os seguros tiveram uma participação de 6,3% no PIB do Brasil em 2024. Isso contribui para a meta de alcançar 10% do PIB em 2030 estipulado pelo PDMS (Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros).

Seguros mais acionados em 2024

Dentre os seguros que mais foram acionados ou contratados durante o ano de 2024, destaca-se, em primeiro lugar, o segmento de Coberturas de Pessoas. Ou seja, os Seguros de Pessoas e os planos de Previdência Aberta. 

Esses tipos movimentaram o mercado de seguros ao apresentar uma alta de 4,0% nas indenizações, sendo equivalente a R$ 115,3 bilhões. O segmento de Danos e Responsabilidades vem logo atrás, com pagamentos que totalizam em R$ 46,6 bilhões, apresentando um aumento de 11,3% em relação ao ano anterior.

O segmento de Coberturas de Pessoas, com 47%, foi o maior responsável pelo avanço do setor de seguros no que diz respeito à arrecadação. Tendo arrecadado cerca de R$ 200 bilhões, o segmento apresentou aumento de 17,8% em comparação a 2023.

Outro ramo que se destacou positivamente durante os nove meses de coleta de dados em 2024 foi o de Seguro Patrimonial, com uma crescente de 63,6% nas indenizações. Os seguros desse segmento têm como objetivo proteger equipamentos, obras, propriedades, bens, entre outros. 

Impacto dos fenômenos naturais

Como mencionado anteriormente, neste mesmo conteúdo, o aumento na procura por seguros pode ser impactado por desastres naturais. E, as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024 são provas disso.

Somente os pedidos de indenização de seguros relacionados a esse desastre totalizaram, em média, R$ 6,1 bilhões. Desde maio até dezembro daquele mesmo ano, as seguradoras registraram 57.638 avisos de sinistro.

Sendo os pedidos para seguros residencial e habitacional os maiores destaques, com 29.831 avisos. E o de automóvel, com 18.097.

O que esperar do mercado de seguros para 2025

De acordo com uma pesquisa feita a pedido do Google com a Offerwise, os produtos financeiros que mais estão no radar de compras dos brasileiros são os consórcios e os seguros.

2.924 pessoas participaram da pesquisa que ocorreu de forma online durante o mês de novembro de 2024. Com essa pesquisa, é possível perceber o alto interesse na contratação de seguros de vida, residencial, automóvel, viagem e empresarial. 

68% dos entrevistados demonstraram interesse nos seguros citados acima. Os consórcios aparecem logo em seguida, com 45% de interessados. E, em terceiro lugar, com 40%, aparece a consultoria de investimentos.

Mercado de seguros e comportamento do consumidor

Para se manter relevante no mercado de seguros é fundamental entender como o consumidor se comporta. E, na mesma pesquisa citada acima, esse comportamento também foi avaliado.

Cerca de 57% dos entrevistados preferem que a contratação seja feita de forma online. Seja ela por site da corretora, chat ou aplicativo. Até mesmo para se informar sobre esses serviços, os consumidores preferem os meios digitais.

Ou seja, assim fica claro que as pessoas buscam por empresas que saibam se comunicar e informar os consumidores sobre seus serviços de forma clara, objetiva e de fácil acesso. E, a Santiago Seguros sabe muito bem disso!

Por isso, aqui é possível fazer a contratação totalmente online e estamos presentes em todos os principais meios de comunicação, como Instagram, LinkedIn e WhatsApp! Entre em contato por onde preferir e tenha a garantia do seguro ideal para você!

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